Exposições em Serralves

A fundação de Serralves já vale uma visita só pelo lugar em si!  Os seus jardins e o projeto arquitetônico de Álvaro Siza Vieira para o museu são de tirar o fôlego. Além disso, atualmente a fundação está com exposições muito interessantes e a visita se torna indispensável, principalmente para quem mora na cidade.

serralves-museu-contemporaneo-porto (1)

Se o ingresso de 16 euros parecer salgado, espere pelo primeiro domingo do mês, em que a entrada do museu é gratuita das 10h às 13h e aproveite (vale chegar um pouco antes das 10h porque sempre fica com fila). A entrada também é sempre gratuita para os clientes do banco BPI.

serralves-museu-contemporaneo-porto (2)

A gente gostou, particularmente, da exposição de Phillippe Parreno “A Time Coloured Space” que ocupa todas as galerias do museu até o dia 7 de maio. Parreno é argelino, vive e trabalha em Paris e é um dos mais influentes artistas de sua geração. A exposição é muito lúdica, minimalista e super fotogênica! As obras do artista conversam com a arquitetura do museu e é uma experiência sensorial: com muitas cores, sons e luzes. Nesse vídeo o artista explica sua exposição no museu Serralves  e é possível ter uma ideia melhor do que te espera.

serralves-museu-contemporaneo-porto (5)serralves-museu-contemporaneo-porto (4)_serralves-museu-contemporaneo-porto (3)

Já a exposição Materialidade e Metamorfose de Joan Miró ocupa a linda casa Art Deco que existe nos jardins da fundação e reúne 78 pinturas, desenhos, esculturas, colagens e tapeçarias da coleção de obras do artista pertencente ao Estado português. Na nossa leitura, a exposição mostra o processo de formação do artista e sua constante metamorfose, durante seis décadas, para encontrar sua linguagem própria. A exposição que teve início em 30 de setembro e era pra ter sido encerrada no dia 28 de janeiro, foi prolongada até 4 de junho por conta da forte adesão do público e não precisamos nem dizer o quanto as obras da carreira do artista Catalão são inspiradoras.

serralves-museu-contemporaneo-porto (6)serralves-museu-contemporaneo-porto (9)serralves-museu-contemporaneo-porto (8)serralves-museu-contemporaneo-porto (7)

Também estão atualmente no museu as exposições: Ana Manso: Yoyo (até 7 de maio), Haegue Yang: Parque de vento opaco em seis obras (até 4 de junho) e Álvaro Siza Vieira: Visões de Alhambra (até 28 de maio). Ainda não visitamos essas exposições, se você já visitou conta pra gente nos comentários o que achou!

serralves-museu-contemporaneo-porto (10)

Fundação Serralves
www.serralves.pt

Endereço: Rua D. João de Castro, 210
Funcionamento: seg/ qua/ qui/ sex: das 10h às 19h
sáb/ dom/ feriados: das 10h às 20h
terças: fechado

assinatura_as-duas


One thought on “Exposições em Serralves

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s