Roteiro de 3 dias no Porto

Conhecer o Porto em 3 dias não é exatamente o ideal porque a cidade tem muita coisa legal para ver mas sabendo que a maioria das pessoas vem com a intenção de ficar 3 dias montamos um roteiro para essa necessidade. O roteiro também está no Google Maps para você não se perder. Vem com a gente!

roteiro-3-dias-no-porto_ponte-Luiz I- ribeira
Ponte Luiz I com a cidade ao fundo

Dia 1: « Às margens do Douro »

Já que boa parte do charme da cidade se deve ao fato dela estar às margens do rio Douro recomendamos que o passeio comece por ele, principalmente se for um dia de sol. No caso de amanhecer chovendo recomendamos que faça o roteiro do dia 3.

Você pode começar seu roteiro pela manhã atravessando a pé a ponte Luís I do Porto para Vila Nova de Gaia (são apenas 385 metros), do seu lado esquerdo você vai ver os resquícios da muralha fernandina, que envolviam toda a cidade até metade do século XVIII e poderá observar a vista da cidade do Jardim do Morro. A ponte é linda e a ideia é atravessar ela pelo tabuleiro de cima onde tem espaço para pedestres e também passa o metro. No tabuleiro de baixo passa carro e também tem espaço para pedestre mas a vista é mais bonita de cima.

Depois, desça para o Cais de Gaia a pé ou de teleférico e caminhe pela região. Visite uma das caves de vinho do Porto – pesquise sobre as opções aqui – e se quiser almoçar no Cais de Gaia sugerimos o restaurante Rabelos que tem pratos tipicamente portugueses, mas se preferir apenas um petisco prove um bom bolinho de bacalhau na Casa Dias.

roteiro-3-dias-porto_cave-de-vinho-do-porto
Cave de vinho do Porto Sandman

À tarde você atravessa a ponte de volta para o Porto, desta vez pelo tabuleiro de baixo, e pode ir caminhando pela Ribeira e pegar o bonde (elétrico, linha 1) ou o ônibus (autocarro da linha 500: o único de 2 andares da cidade) até a Foz do Rio Douro, onde o rio encontra o mar. Essa região é linda e vale caminhar bastante por ali. Uma outra opção, que gostamos muito, é fazer esse trajeto de bicicleta, tem vários locais de aluguel na Ribeira.

roteiro-3-dias-porto_autocarro-500
Linha de autocarro nº 500

Quando já estiver cansado de tanto andar pare para beber alguma coisa em umas das esplanadas da praia (Praia dos Ingleses ou Praia da Luz) ou se estiver frio entre na confeitaria Tavi é possível que essa hora o sol esteja se pondo então procure uma mesa perto da janela.

roteiro-3-dias-porto_praia-da-luz
Praia da Luz

Se for apreciador de frutos do mar, vá jantar em Matosinhos, região tradicional de pescadores e onde se encontram os melhores restaurantes desse gênero. A grande maioria está localizado na rua Heróis de França, e a nossa indicação ali é o Tito II.

Dia 2: « Centro histórico »

Começamos o dia com uma visita à Catedral da Sé, que começou a ser construída no período Medieval ela era o centro da cidade que existia dentro da muralha (a construção foi sofrendo diversas alterações ao longo do tempo, mas ainda preserva características medievais). A catedral é linda, vale a visitar o seu claustro e do seu terreiro há uma linda vista do Douro e das ruelas da cidade. Se perca um pouco por ali e verá as primeiras ruas do Porto.

roteiro-3-dias-porto_terreiro-da-se
Terreiro da Sé

Dali vale andar até a estação de trem São Bento e ver os azulejos do átrio de entrada.

Saindo da estação, à sua esquerda, encontra-se a Rua das Flores, caminhe por ela para ver as várias lojas, restaurantes e cafés interessantes. Se quiser fazer uma pausa para um pastel de nata recomendamos o Nata, logo no início da rua. Se optar por almoçar indicamos a  Mercearia das Flores, onde escolhe-se das prateleiras para se ser servido à mesa e o  restaurante Traça ao fim da rua .Para sobremesa visite a Chocolataria Equador ou a Nut’ Porto, uma casa toda dedicada a irresistível Nutella.

À 10 minutos da rua das Flores está a icônica Torre dos Clérigos, ela faz parte da igreja dos Clérigos e até hoje é uma das construções mais altas da cidade, se o dia estiver bonito, recomendamos subir para ver a vista lá de cima a visita a torre é paga, consulte o preço no site).

roteiro-3-dias-porto_clerigos-e-igreja-da-se-porto
Torre do Clérigos e Igreja da Sé vista da rua da Vitória

Saindo da torre dos clérigos, à direita, há uma galeria chamada passeio dos Clérigos, ao final dela está a famosa Livraria Lello, reconhecida como uma das mais bonitas do mundo. As suas escadarias talhadas em madeira também são conhecidas por servirem de inspiração das escadas de Hogwarts nos livros de Harry Potter, já que J.K. Rowling morou na cidade do Porto. Eles cobram para entrar, mas o valor é descontado caso compre algum livro – leia nosso post sobre a livraria aqui.

roteiro-3-dias-porto_livraria-lello
Livraria Lello

Do lado direito da livraria, na mesma rua está uma das nossas lojas preferidas na cidade, a loja A Vida Portuguesa, que reúne diversos produtos locais e tradicionais, tudo muito lindo! Já subindo a rua para esquerda, encontra-se o Largo dos Leões onde fica a Igreja do Carmo que tem em na sua fachada lateral um painel de azulejos belíssimo.

roteiro-3-dias-porto_igreja-do-carmo
Igreja do Carmo

Essas são as visitas, que julgamos essenciais no centro histórico. Mas se ainda sobrar disposição para andar mais um pouco visite a Avenida dos Aliados, o coração da cidade, onde fica a câmara municipal do Porto e os prédios imponentes que em outros tempos eram sedes dos principais bancos. Também é nessa avenida que fica o McDonald’s que foi eleito pelo site 9gag como o mais bonito do mundo e o tradicional Café Guarany, um dos mais antigos da cidade.

Tem também a Rua de Santa Catarina onde se encontra a linda Capela das Almas, o café Majestic com sua linda arquitetura Art Noveau e excelentes lojas para quem quer ir às compras. Ali perto também vale a visita ao tradicional Mercado do Bolhão, mas é importante se informar se está aberto ao público na data da sua viagem, já que este se encontra em uma grande obra de restauro.

E para fechar o dia com chave de ouro, vá ao Café Santiago, na rua de Passo Manuel, para comer a tradicional Francesinha, prato típico do Porto em um dos melhores lugares da cidade!

Dia 3: «Boavista e arredores»

No terceiro dia recomendamos visitar o museu Serralves (consulte aqui a programação para ver as exposições que estão rolando) e de quebra aproveitar para passear um pouco pelos seus jardins!

roteiro-3-dias-porto_serralves
Jardins de Serralves

Em seguida vá a Casa da Música. Se você é apreciador de arquitetura e\ou música vai curtir fazer a visita guiada! Se não for, entre pelo menos até a bilheteria para apreciar um pouco dessa construção tão inusitada do aclamado arquiteto Rem Koolhaas – leia nosso post sobre a Casa da Música aqui.

roteiro-3-dias-porto_casa-da-musica
Casa da Música

Bateu a fome? Então é a hora de se perder em todas as opções que o Mercado de Bom Sucesso oferece. Lá tem desde o tradicional sanduíche de leitão do O Leitão do Zé, à uma filial do melhor restaurante vegetariano da cidade, o Da Terra. Seja qual for a escolha para o prato principal, não deixe de ir a Leitaria da Quinta do Paço comer um éclair com chantilly!

roteiro-3-dias-porto_mercado-de-bom-sucesso
Mercado de Bom Sucesso

Depois de tanta comilança, e se ainda tiver pique, vá ao Parque da Cidade ou aos Jardins do Palácio de Cristal, tanto um quanto o outro são um passeio super agradável na cidade!

E se no final de um desses dias de andanças você resolver terminar com bons drinks – sempre achamos válido brindar as férias – temos 3 sugestões: o Bar Ponte Pensil, que tem uma localização privilegiada na margem do Douro e os bares Bonaparte e The Gin House na Baixa do Porto. Tim-tim!

assinatura_as-duas


12 thoughts on “Roteiro de 3 dias no Porto

    1. Oi Fernanda, tudo bem? Que bom que gostou do blog! Seja bem vinda! Olha, janeiro é um mês frio sim, vale trazer bons casacos (sobretudo, luva, cachecol etc). Mas o frio também tem seu charme e acreditamos que vai aproveitar bastante a cidade tomando um bom vinho do Porto para se esquentar :).

      Gostar

  1. Parabéns pelo blog! Conheço bem Portugal, mas em julho vamos pela 1a vez ao Porto (casal + adolescente) e estou completamente perdida em relação a escolher local de hospedagem… Andei lendo que não é bom ficar perto da Sé. Tb não sei que lugar seria agradável pra ficar a bom preço. Vc poderia dar alguma dica de ruas pra hospedagem? Estamos procurando hotéis ou aptos para 4 dias. Obrigada.

    Gostar

  2. Irei visitar o meu filho no Porto em abril de 2018 e ficarei por 10 dias. Esse roteiro me caiu super bem e está na sequência geográfica dos locais, certo? Além do Turismo também irei tomar algumas providências para ir em caráter definitivo ao final de 2018!Obrigada pelas dicas! Seguirei esse roteiro à risca kkkk. Bj.

    Gostar

  3. Querida Juliana, sua mãe, que amamos, me falou do seu blog. Estou encantada!!!! Esse seu roteiro de 3 dias está maravilhoso P nos. Infelizmente só teremos 2 mas já dá P pegar algumas dicas. Que legal!!!!! Amei seu blog!!! Virei fã!! Muito sucesso P vc!!!! Bjs

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s