Livraria Lello: a mais bonita do mundo?

Todo amante do reino encantado dos livros vai ficar, literalmente, emocionado ao entrar na Livraria Lello. Do lado de fora já ficamos facinadas com a fachada em estilo neogótico e ao entrar conseguimos nos transportar no tempo e imaginar o quão importante a livraria não foi na vida cultural da cidade desde a sua fundação em 1906 pelos irmãos José e António Lello.

livraria-lello-porto-harry-potter (2)livraria-lello-porto-harry-potter (3)

A grande escada toda talhada em madeira, o piso com o trilho remanescente da época em que se usavam carrinhos para transportar os livros, os vitrais coloridos nas janelas e no teto e as prateleiras recheadas de livro fazem você querer ficar horas lá dentro, não fosse a grande quantidade de turistas diariamente dentro da livraria. Não é a toa que a livraria já esteve diversas vezes nas primeiras posições em listas que listam as livrarias mais bonitas do mundo.

livraria-lello-porto-harry-potter (4)livraria-lello-porto-harry-potter (5)livraria-lello-porto-harry-potter (6)

Além disso, os fãs de Harry Potter tem mais uma razão especial para a visita, sabe-se que J.K Rowling, autora dos livros, viveu no Porto enquanto escreveu parte do seu primeiro livro e se inspirou nas escadaria da livraria Lello para criar as escadas de Hogwarts que se mexem e levam os alunos a se perderem no castelo.

livraria-lello-porto-harry-potter (7)

No entanto, bem antes de viver seus tempos áureos e ser lembrada pelos fãs de Harry Potter a livraria quase foi à falência. Tendo sido eleita em 2008 e em 2011 a terceira livraria mais bonita do mundo, respectivamente pelo The Guardian e pelo Lonely Planet, passou a ter um fluxo de pessoas complicado de conciliar com a venda de livros para os moradores locais e segundo o responsável pela livraria José Manuel Lello “deixou de ter a tranquilidade necessária que uma livraria exige”. Por isso, em 2015, passou-se a cobrar pela entrada um valor que pode ser descontado na compra de um livro. Dessa forma tentam conciliar o fato de terem se tornado a segunda atração turística portuguesa com maior número de visitantes (só perdem para o Castelo de São Jorge) com o fato de serem uma livraria.

livraria-lello-porto-harry-potter (8)livraria-lello-porto-harry-potter (9)

De todas as atrações turísticas da cidade a Lello é de longe a nossa favorita e aquela que não nos importamos de entrar todas as vezes que recebemos uma visita na cidade, definitivamente somos apaixonadas por essa livraria!

Livraria Lello
Endereço: Rua das Carmelitas, 144
Horário: segunda a sexta das 10h00 às 19h30, sábado e domingo das 10h00 às 19h00
www.livrarialello.pt

assinatura_as-duas


2 thoughts on “Livraria Lello: a mais bonita do mundo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s