Como é o inverno no Porto

Minha primeira experiência com um inverno de verdade (porque não posso dizer que existe inverno no Rio de Janeiro) vivido em seus 90 dias de duração foi, verdade seja dita, sofrida! Há quem diga que o inverno do Porto não é muito frio porque são poucos os dias em que a temperatura fica negativa, mas para mim, foi um frio colossal. Os constantes 6 graus com vento e chuva me deixaram desesperada, sem querer sair de casa e querendo deixar o aquecedor ligado o dia inteiro.

como-e-o-inverno-no-porto_portugal (1)como-e-o-inverno-no-porto_portugal (4)

Mas a gente acostuma e vai aprendendo a lidar com o frio. Vai ganhando umas “manhas” e fica mais esperta, com o tempo aprende a se agasalhar melhor. No meu caso aprendi que meu pescoço tem que estar sempre protegido, faz toda a diferença! Tem gente que tem isso com as mãos, mas para mim a descoberta do inverno foram esses lenços volumosos que eu e a Renata apelidamos de cobertor. Sair com um cobertor de casa de tornou obrigatório durante o inverno.

como-e-o-inverno-no-porto_portugal (1)

A Renata diz que o que fez toda a diferença pra ela foi entender que os pijamas que ela tinha de inverno no Brasil não eram exatamente quentes, e quando providenciou um pijama bem quentinho, nesse segundo inverno dela na cidade, a vida dela ficou muito melhor e passou a dispensar ligar o aquecimento várias noites.

como-e-o-inverno-no-porto_portugal (2)

Também aprendi a deixar a persiana embutida (aquela que fica por fora da janela, sabe?) bem aberta nos dias de sol para aquecer a casa e fechar bem quando o sol começa a cair. Isso ajuda muito a manter a casa mais quente. Manter o aquecedor o dia inteiro ligado não dá, é perigoso e fica muito caro, por isso só ligava à noite. A Renata me deu a dica de usar mais o forno, principalmente no jantar, que assim come-se comida gostosa ao mesmo tempo que ajuda a manter a casa mais quente.

como-e-o-inverno-no-porto_portugal (2)

Aqui no inverno chove bastante, então outro aprendizado válido foi sempre ter comida em casa, para poder hibernar em um daqueles fins de semana em que não para de chover. Fiz assinatura do Netflix, Amazon Prime,  mantive guloseimas sempre por perto e claro aquele chazinho quentinho que aquece as nossas mãos e a nossa alma.

como-e-o-inverno-no-porto_portugal (3)

E quando eu já estava super no esquema, pronto, o inverno passou. Aprendi até a gostar dele e ver beleza na estação. Aprendi principalmente, a valorizar muito as temperaturas mais quentes e os dias de sol. Quando a primavera chegou eu parecia um pinto no lixo, andando de regata nos dias há 19 graus.

A Renata sempre fala que é uma delícia ter as 4 estações do ano bem definidas, acompanhar suas mudanças e ver o que cada um oferece. É verdade! No fim, achei a experiência fantástica, mas ao mesmo tempo que bom que agora temos 9 meses até chegar o próximo! 😉

assinatura_juliana


3 thoughts on “Como é o inverno no Porto

  1. Que linda sua cidade sou de Porto mas de Porto Alegre RS sei o que é frio rsrsrsrs gostaria muito de morar em um lugar seguro e tranquilo assim!!! Aproveite a oportunidade qe Deus te deu!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s