Literatura Portuguesa com Valter Hugo Mãe

Qual é a graça de mudar de país se não for para viver a nova experiência cultural 360 graus? Acredito que vivenciar uma nova cultura é uma experiência incrível que deve ser aproveitada ao máximo. Para viver realmente a nova cultura é preciso querer falar a língua local – mesmo que seja o português é preciso começar a falar “pois!” e “comboio”. É preciso passar a ler as notícias locais, se inteirar da política, passar a reciclar seu lixo (finalmente!), escutar a música local (já escutou nossa playlist de música portuguesa?) e adaptar seus hábitos aos locais.

Eu sempre gostei muito de ler. Literatura para mim é um vício e tem sempre algo na minha mesinha de cabeceira. E quando cheguei a Portugal pensei; está na hora de conhecer melhor a literatura portuguesa! Não precisava ler Camões, mas queria me inteirar do melhor da literatura contemporânea e foi assim que conheci e me apaixonei por Valter Hugo Mãe. O escritor nasceu em Angola e foi criado no distrito do Porto, tendo feito seu mestrado em literatura na Universidade do Porto. Achei que ler seus livros seria um bom começo para entender melhor a alma portuense.

literatura portuguesa com valter hugo mãe 2

Comecei pelo livro O filho de mil homens (Cosac Naify, 2012) e fiquei encantada com a escrita do autor. Poesia pura, o livro conta a história do pescador Crisóstomo que é daqueles personagens que a gente queria conhecer na vida real e dar um abraço. Li o livro bem devagar, prestando atenção em cada palavra que o autor escolheu utilizar e percebendo as sutilezas na escrita; por contar a história de um pescador o autor buscou imprimir no livro o ritmo das ondas no mar.

Vou colocar aqui o primeiro parágrafo do livro para você ter uma ideia do quão mágicas são as descrições que o autor faz:

valter hugo mãe o filho de mil homens

Já deu para perceber que o livro é lindo e vale a leitura, né?
Depois comecei a ler seu livro de contos chamado Contos de cães e maus lobos (Porto Editora, 2016) e novamente me deliciei com a escrita do autor e suas histórias. Abaixo um trecho do prefácio desse livro, por Mia Couto. Para ter uma ideia do que te espera:

valter hugo mãe por mia couto

Resumindo: não se pode ignorar um autor aclamado por José Saramago e Mia Couto, né não?
Neste livro meu conto favorito se chama O Rosto, é mesmo lindo. Comprei o livro pela Porto Editora e adorei as ilustrações que vem nele, adoro a junção dos diferentes tipos de arte. Só torna a experiência mais rica!

literatura portuguesa com valter hugo mãe 3

Se ainda não conhece as obras de Valter Hugo Mãe e tem vontade de ler um bom livro, independente se é português ou não, sugiro a leitura para ontem! E se tiver mais obras do autor que você curte ou de outros bons autores portugueses sugere pra gente! Estamos sempre em buscas de bons livros para aquecer nossos cantinhos de leitura!

assinatura_juliana


2 thoughts on “Literatura Portuguesa com Valter Hugo Mãe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s