Aproveitando as frutas e legumes da estação

Hoje estreamos no blog a categoria “Na cozinha”, onde falamos um pouco do que está rolando nas nossas cozinhas em busca de uma alimentação mais saudável, menos industrializada e mais consciente: feita por nós com ingredientes frescos e bons para a nossa saúde. Na maioria das vezes, confessamos 😉

Como tudo aqui no blog gira em torno da experiência cultural que estamos vivendo morando aqui no Porto este primeiro post é sobre uma percepção que temos por aqui, que é muito diferente da que tínhamos no Rio de Janeiro.

Se no Rio a gente conseguia encontrar praticamente qualquer fruta ou legume, em qualquer época do ano para vender, aqui não é bem assim. E não é que achamos isso bom? Não falta variedade nos mercados aqui, só que a variedade vai mudando ao longo do ano. Se em novembro a gente encontrava com maior facilidade clementinas docinhas para vender, agora em maio quase não as encontramos. Nesse momento é os frutos vermelhos que estão presentes em cada esquina. O lado bom de comprar conforme a estação é que vai estar mais barato e com ótima qualidade.

Conforme eu mostrei no meu último cotidiano, fiquei louca com a doçura das cerejas essa época do ano! E se você comprar sempre os ingredientes da estação ao longo do ano vai estar ingerindo uma variedade enorme de vitaminas diferentes. Com base nas frutas e legumes dos meses de maio e junho, montei algumas sugestões de preparo que podem te inspirar a fazer o mesmo. Tudo muito simples e fácil de fazer para não perder muito tempo e ainda assim comer bem.

A época ideal de comprar cada alimento aqui em Portugal você encontra ao clicar em cada categoria abaixo, onde disponibilizamos a lista completa do manual português de alimentação inteligente:
frutas
hortícolas
frutos secos

1- Ingrediente da estação: Pepino
Receita: Salada Grega

Fácil, rápida, super saborosa e funciona como uma refeição completa.

DSC06402DSC06405

2 – Ingrediente da estação: Ervilhas
Receita: ervilha assada com especiarias

Uma ótima ideia de aperitivo para receber os amigos em casa ou uma alternativa para a pipoca no cinema em casa. É muito simples de fazer, nutritivo, cheio de proteínas e crocantíssimo.

DSC06476DSC06481

3 – Ingrediente da estação: Banana da madeira

Essa não é exatamente uma receita, é uma alternativa para os dias que estamos loucos para comer chocolate ,mas não queremos devorar uma barra inteira. Viva o equilíbrio, né? Nessa minha invenção, pico pedaços pequenos de chocolate e coloco dentro da banana, polvilho com canela e levo ao forno pré-aquecido a 250 graus por 7 minutos. Sobremesa deliciosa, que mata a vontade de chocolate de uma forma mais, suave, digamos assim 😉

DSC06472DSC06394

Usei duas receitas da Rita Lobo que tanto eu quanto a Renata adoramos porque são sempre muito bem explicadas e fáceis de reproduzir. E você, como vai aproveitar os ingredientes da estação? Compartilha com a gente nos comentários!

assinatura_as-duas


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s