Como é o São João no Porto

Não tem festa maior e mais importante no Porto do que a comemoração do dia de São João; nem o Ano Novo nem nenhuma outra data comemorativa supera a animação desse dia. Todo mundo está nas ruas, e por ser logo no início do verão, o São João tem um gostinho especial!
Não é coincidência a festa acontecer em um período onde temos os dias mais longos do ano, com o solstício de verão o sol se põe depois das 21h e as temperaturas mais agradáveis permitem que todos possam ir para as ruas brindar a chegada das férias escolares e claro do verão! Todo esse clima de festança invade a cidade e as pessoas se reúnem com as suas famílias e amigos para brindar e comemorar, nem sempre exatamente o santo, mas com certeza a vida!

sao-joao-do-porto (9)

Acontece do dia 23 a 24 de junho, ou seja, falta pouco e se nunca participou pode ter certeza que nunca viu a cidade tão animada quanto nesse dia.  Para nós brasileiros pode ser difícil entender, afinal, do que se trata essa festa mas nós costumamos descrever que o São João é um mix de Ano Novo com Carnaval e festa junina: tem fogos, tem música, flerte, bebidas, comidas típicas e tem gente cantando pelas ruas nos tradicionais arraiás até altas horas da madrugada!

São João Porto Portugal BoavistaSão João Porto Portugal 2017

Aliás, tradições não faltam nessa festa e nesse post vamos tentar explicar algumas delas.
Para isso é importante explicar que a festa tem origem pagã, nela as pessoas festejavam a fertilidade e mais tarde a Igreja atribuiu a festa a São João, o padroeiro do Porto. O Manjerico é uma tradição que antecede a festa e eram oferecidos aos namorados com uma bandeirinha com um verso de amor. A essa altura é possível ver a plantinha à venda em várias lojas e é comum presentear as pessoas queridas com um vasinho, é mesmo um gesto de carinho.

sao-joao-do-porto (10)

Já na noite do dia 23 as tradições são muitas e a noite pode começar comendo nas ruas da cidade uma das comidas típicas da data; sardinhas assadas na brasa, pimentos grelhados, caldo verde… tudo acompanhado de cerveja ou vinho. Depois de comer pode optar por assistir um dos shows gratuitos na Avenida dos Aliados (aqui tem a programação) ou já se posicionar em um bom local para assistir aos fogos na Ribeira que começam pontualmente à meia noite e saem mesmo do principal cartão postal da cidade, a Ponte Luís I. São fogos maravilhosos acompanhando o ritmo de uma música impactante. Logo após as pessoas costumam soltar balões coloridos (biodegradáveis, por favor) e já podem imaginar como o céu fica bonito né?

sao-joao-do-porto (7)sao-joao-do-porto (1)

Depois que os fogos terminam começa um bela andança da Ribeira em direção à Foz, e é nessa longa caminhada que vai rolar muita martelada e alho-porro na cabeça e que, com certeza, vai encontrar alguns bailaricos. A tradição do alho-porro também é anterior à festa cristã, desde a época do Celtas eram usados para bater na cabeça das pessoas que passavam para espantar o mau olhado, por simbolizar a fertilidade também com o tempo passou a ser usado para o flerte entre homens e mulheres. Hoje os martelinhos de plástico são uma forma mais moderna de lembrar essa tradição, embora os alhos ainda estejam presentes na festa. Acreditamos que a festa fica mais divertida com um martelinho em mãos e acaba sendo um convite para a interação entre as pessoas. Sugerimos levar o seu ou comprar um durante a festa. Já nos arraiais, ou bailaricos, vai encontrar muita música e dança, também pode encontrar fogueiras que são símbolos de coragem e renovação. Afinal saltar a fogueira é mesmo um ato de coragem.

sao-joao-do-porto (2)

A festa vai madrugada adentro e pode ser que no dia seguinte haja uma ressaca suave, mas achamos que vale a pena acordar no dia seguinte a tempo de ver a bela regata de barcos Rabelo, às 15h no rio Douro.

Resumindo não faltam razões para se juntar à festa de São João. Independente da idade, todos vão se divertir. Junte um grupo de amigos e aproveite!

assinatura_as-duas

 


3 thoughts on “Como é o São João no Porto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s