Um dia em Guimarães

Digamos que você está no Porto e tem só um dia para fazer uma viagem. Quer conhecer uma cidade próxima mas voltar no mesmo dia. Vá para Guimarães! A gente adora essa cidade, que foi o berço da nação Portuguesa.

guimarães portugal

Saindo do Porto você pode ir de carro ou comboio. De carro dura 45 minutos e de comboio 1h15min. O comboio sai praticamente de hora em hora da estação São Bento e no site dos comboios de Portugal você pode checar a grade de horários do dia.

Chegando lá, vale fazer a cidade toda a pé mesmo, ela é pequena e tem ruelas encantadoras, com lojinhas legais e casas muito antigas. Pensar que a cidade foi fundada no século IX e que tem construções ali que são dessa data é demais, e a cada esquina tem uma boa surpresa.

charme ruas guimarães portugal.jpg

Da última vez que visitamos a cidade fomos de comboio e fomos da estação até o centro histórico a pé. Saindo da estação e virando a esquerda você encontra uma rua que desce, uma ladeira mesmo grande, e no final dela já vai dar de cara com os resquícios da antiga muralha da cidade onde está inscrito “Aqui nasceu Portugal”. Dizemos que país nasceu nessa cidade porque foi nela que nasceu D. Afonso Henriques que em 1179 foi coroado o primeiro Rei de Portugal. Também foi em Guimarães que aconteceu a batalha de S. Mamede, que teve vitória de D. Afonso Henriques e foi decisiva para a fundação de Portugal, por ter garantido a vitória do Condado Portucalense face ao reino de Leão. Mas os detalhes dessa história você fica sabendo na exposição dentro do Castelo de Guimarães. Tem até um vídeo com desenho animado que explica essa história para que as crianças também possam entender.

muralha aqui nasceu portugal guimarãesaqui nasceu portugal guimarães

Só que antes de chegar ao Castelo, sugerimos se perder pelas ruelas e passar pelo Largo do Toural e pelo Largo da Oliveira, esse último é bem medieval, vai se sentir realmente voltando no tempo e nesse largo tem bons restaurantes para um almoço, entre eles o Buxa, de cozinha tradicional portuguesa. Para não se perder demais, existem mapas espalhados pela cidade  ou  você pode clicar aqui para baixar esse mapa.

Mapa de Guimarães Portugallargo do Toural Guimarães Portugal (2)Largo do Toural Guimarães Portugal 2Largo da Oliveira Guimarães Portugal

Logo ao lado, passando pelos arcos em pedras, está a Praça de São Tiago e é nela que ficamos enlouquecidas com as casinhas medievais tão antigas e tão bem conservadas.

Praça São Tiago Guimarães PortugalPraçã São Tiago Guimarães Portugal

E depois que já estiver cansado de se perder pela cidade, aí sim, vale ir nos dois principais pontos turísticos da cidade: o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques. Aqui é interessante ressaltar que a definição que usam aqui em Portugal para castelos é mais similar ao que chamamos de Fortalezas no Brasil. E o que nosso imaginário, com a ajuda do sr. Disney, entende como Castelo, aqui são os Paços ou Palácios. Portanto o Paço era o local onde os reis moravam e o Castelo era o local de defesa da cidade.

Castelo de Guimarães Portugal 1bPaço dos Duques Guimarães Portugal

Vale comprar na entrada de um dos dois o bilhete conjunto que fica mais barato do que comprar uma entrada de cada vez. O Castelo foi construído no século X para ser uma fortaleza contra os constantes ataques por parte dos mouros e normandos nesta época.

Castelo de Guimarães PortugalCastelo Guimarães Portugal 2

Já o Paço dos Duques de Bragança foi mandado construir no século XV por D. Afonso e está muito bem conservado com móveis da época e com uma linda capela no segundo andar. Vale a pena prestar atenção no teto da sala de banquetes que reproduz o casco virado de uma caravela. É a coisa mais linda!

Teto caravela paço dos duques Guimarães Portugaldetalhes paço dos duques guimarães portugal

Outros dois pontos turísticos que valem a pena visitar são a Igreja de N. Sra. da Consolação e Santos Passos e seu belo jardim na frente e ir de teleférico até o Santuário da Penha, a vista de lá é muito bonita. Mas dessa última vez que fomos não visitamos esses dois pontos, preferimos fazer as nossas próprias descobertas de locais favoritos, como a Juliana que achou seu pastel de nata preferido, de toda a terrinha, no café Sabor Cremoso. Lá o pastel de nata está sempre quentinho e muito crocante por fora e cremoso por dentro.

Pastel de Nata Sabor Cremoso Guimarães.jpg

Já a Renata amou a experiência de comprar frutas com uma senhorinha local, já bem idosa, e que vende na porta da própria casa na Rua de Santa Maria, pertinho do posto de turismo.

senhora vendendo frutas guimarães portugal.jpgruelas Guimarães Portugal.jpgmúsico na rua guimarães portugal

E você, também tem seu lugar favorito na cidade? Compartilha com a gente 😉

assinatura_as-duas

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s