O mês de Junho é com certeza um mês muito especial aqui no Porto e principalmente nas últimas semanas o clima de verão toma conta da cidade e sente-se logo a energia mais leve e divertida que essa época do ano tem. O São João é o auge do mês, sem dúvida alguma, mas são tantos eventos acontecendo ao mesmo tempo na cidade que fica até difícil escolher.
O mês começou pra mim com uma visita até uma cidade vizinha mas que eu nunca tinha ido: Espinho. Eu já tinha escutado falar bastante de Espinho, principalmente por causa da praia de lá. O que eu não tinha me tocado ainda é que menos de 30 minutos de comboio/ trem a partir do centro do Porto se chega a essa cidadezinha fofa. O dia que eu fui não estava ainda tempo firme para ficar na praia, então eu fui me perdendo pelas ruelas e me encantando com cada esquina. Não espere nada de extraordinário, foi exatamente a simplicidade o que mais me encantou.
Um dos melhores investimentos que fiz para a minha casa esse ano foi sem dúvidas a cama de hóspedes, afinal todos os meses tenho recebido visitas por aqui! Sinto uma enorme gratidão por todo esse carinho que tenho recebido de pessoas queridas que incluem o Porto nas suas rotas de viagens pelas Europa só para me dar um abraço e estar comigo um pouquinho (ah, e claro conhecer essa cidade linda que é o Porto!). Esse mês quem passou por aqui foi a Marcia, uma amiga querida que trabalhou comigo no Rio. Foi uma visita rápida, mas o suficiente para me encher de mimos do Brasil (<3), comer uma sardinhas deliciosas, fazer uma foto linda minha com a minha filhota peluda e ainda deixar um recado fofo de surpresa!
Nesse mês também tive a oportunidade de conhecer a Alfândega do Porto, mas não foi numa visita a uma das suas exposições (aliás tem uma incrível do Leonardo da Vinci até 31 de julho!) e sim para prestigiar os 20 anos da Transcinco, empresa onde meu marido trabalha. Aproveitei a oportunidade para vestir a peça favorita do meu armário: o meu antigo vestido de noiva que transformei numa saia rendada midi 🙂
Final de junho trouxe consigo o verão e alguns dias quentes e aproveitei a deixa para curtir finalmente o meu primeiro dia de praia de 2017. Fomos, eu e meu marido junto com um casal de amigos, na Praia de Matosinhos. Eu estava sedenta para dar um mergulho e apesar da água normalmente ser muito gelada aqui no norte de Portugal, nesse fim de semana que eu fui a temperatura da água estava bem mais suportável que o normal congelante de sempre e então aproveitei bastante!
E para finalizar o mês de Junho não podia faltar o São João (já leu o nosso post sobre essa festa?)! A noite começou com um pequeno jantar tradicional aqui na minha casa com tudo a que se tem direito: bandeirinhas para decorar, sardinhas para assar, alho porro e martelinhos para perturbar e, claro, muitos drinques para brindar! 😉

Em seguida fomos ver os fogos e curtir o clima gostoso da cidade nessa que é, como dizem por aqui, a noite mais longa do ano!