Guia rápido: 7 praias imperdíveis para esse verão no Porto

O Porto tem várias ótimas praias, então que tal se nesse verão, ao invés de ficar indo sempre na que você já vai, variar e frequentar 7 praias diferentes? Além de praias do Distrito do Porto incluímos uma praia de Espinho, que também é super perto e fácil de chegar.

melhores praias do Porto Portugal

A lista inclui praias que gostamos muito não só pela beleza e estrutura mas porque tem um bom sistema de transporte para chegar lá. Afinal não temos carro e ninguém é obrigada a ter para se refrescar nos dias quentes, não é mesmo? Mas para quem for de carro, todas as praias selecionadas também tem estacionamento por perto.

Além disso, buscamos sinalizar as Praias de Bandeira Azul, que é uma classificação super legal que é dada à algumas praias em Portugal anualmente. Para uma praia ser classificada como bandeira azul ela deve responder bem a três critérios: 1. qualidade da água; 2. informação e gestão ambiental e 3. segurança e serviços. A lista completa das praias de bandeira azul você pode checar aqui.

Vamos à elas:

1- Praia de Leça da Palmeira (Matosinhos)

Pode ser um pouco longe do Porto mas é possível chegar de autocarro ou metro e é uma praia super agradável; com areal extenso, ou seja, tem espaço pra todo mundo e uma boa infraestrutura. As águas são bastante agitadas e por isso muito utilizada por surfistas e praticantes de bodyboard. É também nessa praia que se localiza a linda Piscina das Marés, eleita Monumento Nacional foi projetada pelo mais conceituado arquiteto contemporâneo português, o Álvaro Siza Vieira. Vale a visita!

praia de leça da palmeira porto Portugal_1praia de leça da palmeira Porto Portugal_2praia de leça da palmeira porto portugal_4praoa de leça da palmeira porto portugal_5

Tem bandeira azul? Sim
Como chegar: Vá de metro até a estação Mercado (Matosinhos) e ande 20 minutos ou pegue o autocarro 507 na Cordoaria ou na própria estação de metro do Mercado. Clique aqui para saber por onde o 507 passa.

2- Praia de Matosinhos (Matosinhos)

É a mais procurada, por isso, nos dias quentes, costuma ficar lotada. Gostamos de ir à praia de Matosinhos principalmente porque antes ou depois do banho de sol podemos almoçar em um dos bons restaurantes de peixes frescos que tem na região. A praia também tem boa infraestrutura com aluguel de toldos e espreguiçadeiras.

praia de matosinhos porto Portugal_1praia de matosinhos porto Portugal_2praia de matosinhos Porto Portugal_3Praia de matosinhos porto Portugal_4Praia de matosinhos Porto Portugal_5

Tem bandeira azul? Não
Como chegar:  O jeito mais fácil é ir de metro até a estação Matosinho Sul e andar 5 minutos até a praia, mas também existem autocarros para lá.

3- Praia dos Ingleses (Foz)

A praia dos Ingleses possui areal pouco extenso e algumas pedras mas é muito agradável para um banho de sol. Além disso tem uma boa esplanada e infraestrutura ao redor com benheiros (casas de banho) com duchas e super limpo.

praia dos ingleses Porto Portugal_1praia dos ingleses Porto Portugal_2Praia dos ingleses Porto Portugal_3praia do ingleses Porto Portugal_4praia dos ingleses porto Portugal_5

Tem bandeira azul?  Sim
Como chegar: Vá de autocarro, linha 500, que para mesmo em frente à praia.

4- Praia do Senhor da Pedra (Vila Nova de Gaia)

Essa é, na nossa humilde opinião, a praia mais bonita do distrito do Porto, tem um extenso areal e a linda capela do Senhor da Pedra erguida sobre um rochedo junto ao mar em 1686. O mar é um pouco mais calmo que outras praias de Vila Nova de Gaia e não é uma boa pedida para os surfistas.

praia do senhor da pedra Gaia Porto Portugal_1praia do senhor da pedra Gaia Porto Portugal_2praia do senhor da pedra Gaia Porto Portugal_3Praia do senhor da pedra Gaia Porto Portugal_4

Tem bandeira azul? Sim
Como chegar: Pode ir de comboio urbano com destino à Granja, Ovar ou Aveiro, desça em Miramar e ande aproximadamente 10 minutos até a praia.

5- Praia da Aguda (Vila Nova de Gaia)

A praia da Aguda é super charmosa, é uma praia onde os moradores vivem essencialmente da pesca e por isso tem sempre barquinhos ancorados na paisagem. Além disso existe ali um pontão que forma uma pequena baía onde o mar fica mais calmo, tendo na mesma praia portanto o mar mais agitado e o mais calmo.Também tem uma boa infraestrutura com aluguel de toldos, casas de banho, bares e esplanadas. É uma praia que remete a um clima mesmo de férias e que adoramos conhecer.

praia da aguda Porto Portugal_1Praia da aguda Porto Portugal_2Praia da aguda Porto Portugal_3praia da aguda Porto Portugal_4praia da aguda Porto Portugal_5

Tem bandeira azul? Sim
Como chegar: Pode ir de comboio urbano com destino à Granja, Ovar ou Aveiro, desça em Aguda e ande uns 5 minutos até chegar à praia.

6- Praia de Mindelo (Vila do Conde)

A praia de Mindelo é muito bonita e tem um diferencial que gostamos; ela tem pedras no entorno que protegem do vento, que costuma ser comum nas praias do norte, e muitas vezes incomodo. A praia conta com 2km de uma areia fina e uma boa infraestrutura no entorno.

praia de mindelo Porto Portugal_1praia de mindelo Porto Portugal_2praia de mindelo Porto Portugal_3praia de mindelo_ Porto Portugal 4

Tem bandeira azul? Sim
Como chegar: Vá de metro até a estação de Mindelo e caminhe 25 minutos até a praia (não, a estação não é exatamente pertinho da praia)

7- Praia da Baia (Espinho, Distrito de Aveiro)

É uma praia muito bonita, limitada por dois paredões, o que faz com que o mar fique mais calmo e com poucas ondas, a Praia da Baía é a mais concorrida da cidade e possui excelente infraestrutura com casas de banho limpas e com duchas, aluguel de guarda-sol e cadeiras e  espaço para a prática de voleibol. Além disso a areia é branca e fofinha! É a praia que mais nos lembrou as praias que frequentamos no Rio de Janeiro. ❤

praia da baia Espinho Portugal _1praia da baia espinho Portugal_2apraia da baia espinho Portugal_3praia da baia espinho Portugal_4praia da baia espinho Portugal_5

Bandeira Azul: Sim
Como chegar? Pode ir de comboio urbano de Ovar ou Aveiro, e desça em Espinho. Logo ao sair da estação já é possível ver à praia, não são nem 3 minutos de caminhada.

Nós adoramos frequentar essas praias todas para confeccionar este post, foram vários dias para poder tirar as fotos e aproveitar cada uma delas. Foi a trabalheira mais gostosa dos últimos tempos e esperamos que aproveitem tanto como nós 😉

assinatura_as-duas


4 thoughts on “Guia rápido: 7 praias imperdíveis para esse verão no Porto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s