O que fazer com o que não usamos mais?

Mês passado nós trocamos algumas doações que fizeram a felicidade uma da outra. Na altura comentamos que é engraçado que te faz muito mais feliz dar algo que você acha a cara da pessoa ou receber de alguém algo que acharam a sua cara do que comprar alguma coisa. Ser consumista a gente já sabe que é péssimo e vamos combinar que não tem nada mais triste do que comprar para afogar as mágoas ou para se satisfazer. É um prazer muito pequeno!

2
Roupas que a Renata doou para a Juliana
4
Livros que a Juliana doou para a Renata

Já doar dá um sentimento muito gostoso para ambas as partes. Logo depois desse papo a Renata encontrou esse ebook maravilhoso que é um guia de como doar feito pela Oficina de Estilo e ele começa falando justamente sobre essa satisfação, gostamos em particular dessa definição:

1

Por isso o legal na hora de doar não é dar aquilo que está quebrado, rasgado ou coisas que você não quer ver mais nem pintados à ouro. Vale dar algo que você gosta muito mas talvez já tenha usufruído como livros, uma roupa que ganhou e nunca usou direito, ou uma roupa que usou pouco e ainda está em bom estado  ou até algo que você gosta mas acha que combina mais com o estilo de outra pessoa. Sabe quando você olha para algo e pensa: “eu até gosto, mas é a cara da fulana!” Então dê de presente para a fulana, é um carinho que com certeza fará o dia dela mais feliz.

Normalmente a primeira motivação pode ser beneficiar uma causa, uma instituição ou até mesmo alguém em específico que esteja precisando, mas nesse post quisemos colocar também como opção para a sua doação alguém que você goste muito e desmitificar o fato de que só se pode presentear uma pessoa com algo completamente novo. Afinal, um livro que só foi lido uma vez não é exatamente algo velho não é mesmo? No fim das contas o bom senso é  essencial para fazer uma boa doação, seja para alguém conhecido ou não.

É claro que o que está manchado ou com defeito também não precisa ficar eternamente na sua casa que não somos acumuladores né? Mas isso também não necessariamente é lixo comum. Descobrimos recentemente que todas as lojas da H&M aceitam o descarte de roupas velhas que podem estar manchadas, furadas e até mesmo rasgadas para transformar em roupa nova, olha esse vídeo que mostra como acontece:

Levamos algumas roupas lá recentemente e nos sentimos muito bem em saber que tudo ia ser reciclado  ao invés de ser descartado indevidamente  e ficar eternamente na natureza. Além disso para cada saco de roupa eles dão um vale de 5 euros (para gastar numa compra superior a 30€) o que acaba por ser um incentivo a mais para  “juntos fecharmos o ciclo da moda”, como diz o lema deles.

56

Outra descoberta que nos deixou contentes dentro desse movimento de descarte consciente  foram as caixas Wippy espalhadas pelo Porto, as roupas devem ser depositadas na caixa em sacolas fechadas e são usadas para reciclagem. No site deles você consegue achar o ponto de entrega mais próximo.

7.jpg

Ou seja, não faltam soluções para dar um fim digno às suas peças e deixar a sua casa somente com aquilo você usa e ama. A vida fica mais leve e a gente mais feliz 🙂

assinatura_as-duas


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s