Recentemente recebemos uma visita no Porto que veio da Inglaterra e comentou com a gente que amou o Porto principalmente pela mistura do urbano e da natureza na cidade. Realmente não podemos reclamar, além do contato visual constante com a água, seja através do rio Douro ou do mar, também são muitos os parques e a cidade como um todo é muito arborizada. Já comentamos aqui no blog do Jardim do Morro, em Gaia, do Jardim das Virtudes, Jardins do Palácio de Cristal, do Parque da Cidade e recentemente visitamos o sensacional Jardim Botânico. Ainda não conhecíamos porque acaba que sempre optamos por lugares onde podemos fazer um piquenique – somos fãs – ou pelo menos beber um vinho. Mas o Jardim Botânico é mais um local de observação da flora, os piqueniques são proibidos e também não é possível entrar com animais de estimação, mas a diversidade da flora é encantadora e vale perder uma tarde lá dentro. A entrada é grátis.
O Jardim Botânico é dividido em três patamares, sendo o primeiro, em torno da linda Casa Andresen, com jardins formais em estrutura geométrica, estilo romântico e com camélias centenárias. O segundo patamar é do jardim das plantas xerófitas com diversos cactos, suculentas e uma estufa de cactos, uma de orquídeas e a estufa tropical, todas lindas mas que somente podem ser visitadas se agendar uma visita de grupo. Já no terceiro patamar fica o lago do jardim e o arboreto. Neste link você pode baixar os mapas do jardim e planejar a sua visita.
Alguns detalhes que chamaram nossa atenção foram os azulejos que encontramos nos jardins estruturados, não seria um Jardim Botânico português sem o azulejos, e eles dão um ar ainda mais romântico ao jardim; as vitórias-régias e suas flores e os grandes troncos de madeira que formam lindos bancos no entorno da Casa Andresen. A casa também em seu tom grená/ telha chama muito atenção em meio ao verde do jardim e no seu interior está a galeria da biodiversidade que pode-se visitar com a compra do ingresso para tal.
Pelas fotos fica claro que, se é um apaixonado por natureza, como nós, vale a pena incluir este jardim em seu roteiro, o passeio é super agradável. Temos certeza que vão sair de lá inspirados!
Jardim Botânico
Rua do Campo Alegre, 1191
Aberto de segunda à sexta das 9h às 18h
Sábados e domingos das 10h às 18h
Muito bom! Nós ainda não tivemos a oportunidade de conhecer, mas certamente na próxima oportunidade iremos.
Lugar lindo! Parabéns pelo trabalho! Lindas fotos👏👏👍
GostarGostar
Obrigada 😊
GostarGostar