Coisas Boas #10: dicas para aproveitar a chegada do Outono

Hoje chegamos ao 10º post da nossa coluna ‘Coisas Boas’. Nosso intuito aqui sempre foi fazer um compilado de coisas que cruzam o nosso radar e nos chamam atenção. Ao mesmo tempo, tantas possibilidades de pautas nos faz muitas vezes divagar por assuntos que não são o propósito deste site. O Coisas Boas #9, sobre as marcas portuguesas teve um retorno tão legal que percebemos que o caminho é esse. Ainda iremos falar um pouquinho sobre tudo, mas que de alguma forma esteja conectado a Portugal, o que está acontecendo por aqui. 😉 Fiquem atentos que estará sempre recheado de ótimas dicas de eventos da cidade.

1 – Tasca na Baixa: a nossa festa da cerveja

Outubro está chegando e junto com ele tem sempre festas em comemoração da cerveja, em lembrança a famosa “ Oktobeerfest” alemã. Aqui no Porto começará a Tasca na Baixa, com a presença das melhores cervejarias da cidade e promovida pela Super Bock.
O evento que se chamava Encontros de Gastronomia, está no seu quinto ano e agora renovado, com novo nome e conceito. Deixam de servir somente francesinhas para incluir outros tipos de petiscos tradicionais da cidade, além de ser possível apreciar uma vasta gama de cervejas, inclusive algumas edições limitadas feitas exclusivamente para o evento.

Tasca na Baixa
Quando? Entre 28 de setembro e 8 de outubro, na Praça de D. João I.
Quanto? A entrada custa €3 e inclui uma bebida. Durante a semana (segunda a sexta-feira), entre as 12 e as 17 horas, a entrada é gratuita.
Horário: no dia da inauguração das 19h às 24h, depois de domingo à quinta das 12h às 23h e sextas e sábados das 12h às 00h.

coisas boas10.png

2-  O Mercado Beira-Rio inaugurou no Cais de Gaia 🙂

Na semana passada, dia 12/09, inaugurou o Mercado Beira-Rio e nós, claro, fizemos questão de conhecer (viram no nosso stories do Instagram?). Gaia estava mesmo precisando de um mercado tão charmoso quanto os que tem no resto do grande Porto, como o Mercado de Bom Sucesso, o Mercado da Foz, o Mercado de Matosinhos… Ficamos apaixonadas e em breve faremos um post só sobre ele, afinal agora o passeio pelo Cais de Gaia ficou ainda mais imperdível!

Esse vídeo mostra como o mercado estava antes, tão sem vida, e mostra as imagens do projeto.

 

Onde? Avenida de Ramos Pinto, 148 – Vila Nova de Gaia
Horário: de Domingo a Quarta das 10h às 00h, Quinta a Sábado das 10h às 02h

3- MiraDouro, uma viagem no tempo pelas margens do rio Douro.

Viajar de trem/comboio pelas paisagens vinhateiras do Douro é um passeio que estamos ansiosas para fazer. Principalmente porque esse ano a CP (Comboios Portugal) restaurou seis antigas carruagens da década de 40 e uma locomotiva dos anos 60 para usar nestas viagens. O MiraDouro é um serviço diário, a viagem é feita a partir de São Bento e vai até Tua, mas só até 30 de setembro!

Estamos nas torcida para que essas viagens voltem no verão de 2018!

Quanto? Os preços são idênticos aos praticados no serviço Inter Regional: 11,60 €.
Paragens: Pinhão, Régua e Tua.
Horário: com partida às 9h25 na Estação de São Bento e chegada às 12h28 ao Tua. Depois de uma pausa para almoço e contemplação do Douro, regressa às 16h34 e chega a São Bento às 20h55 (20h30 nos sábados, domingos e feriados).

 

4- Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes

No começo do ano passado já tínhamos escutado sobre esse livro infantil que foi um sucesso de arrecadação no Kickstarter, uma plataforma de crowdfunding. E agora finalmente ele chegou às livrarias portuguesas. “Goodnight Stories for Rebel Girls”, no título original, é um livro que pretende modernizar os contos de fadas, e ao invés de princesas à espera de um “e viveram felizes para sempre”, as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo decidiram escrever um livro com histórias que dão força ao poder feminino. São 100 pequenas biografias ilustradas de mulheres incríveis, cuja vida foi marcada pela independência e que não permitiram que o género as limitasse, como Frida Kahlo, Cleópatra, Serena Williams e até Malala. Um livro que chega num momento importante depois de toda a polêmica que aconteceu por aqui em relação aos livros escolares infantis diferentes para meninos e meninas.

5- Miguel Bombarda: Inaugurações Simultâneas de exposições

Esse evento que, em seu 10º ano de existência, já virou uma tradição na cidade terá o seu quinto ciclo de 2017 neste sábado, 23 de setembro. O evento que é promovido pelo Porto Lazer terá, além da apresentação das novas exposições de arte contemporânea, animação de rua e visitas guiadas. Serão 18 galerias de arte contemporânea que vão abrir as portas a partir das 16 horas para apresentar novas obras. Mais informações no site do Porto Lazer.

Onde? Rua de Miguel Bombarda e arredores

assinatura_as-duas


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s