Cotidiano Outubro – Juliana

Passei quase um mês no Brasil então a maioria do meu cotidiano se passou por lá! Recarreguei minhas energias no Rio com mergulhos diários na praia e muito amor da família e amigos, mas já estava cheia de saudades do Porto. Fico feliz em poder dizer que hoje em dia tenho duas casas, duas cidades, em dois continentes diferentes onde eu me sinto voltando para o lar.

Minhas idas ao Rio sempre acabam sendo uma grande maratona de encontros com os amigos! Eu adoro isso embora fique um pouco agoniada quando não consigo encontrar alguém. Mas o legal quando você mora fora é que quando está na cidade todo mundo faz um esforço a mais para te encontrar!

férias no Rio 1férias no Rio2

Um dos meus lugares preferidos para encontrar os amigos é o Venga Chiringuito na praia de Copacabana. O bar de tapas espanholas fica na Av. Atlântica, com vista para o mar e tudo lá é delicioso: as sangrias, o polvo, as batatas bravas, a tortilla e meu ponto fraco; as sobremesas. Minhas preferidas são os churros e a mousse de chocolate com azeite e flor de sal. Simplesmente maravilhoso. Da última vez que fui uma amiga pediu até para o chef colocar meu apelido na sobremesa. Fofo né?

2

Quando um amigo estava mais enrolado eu tentava me ajustar a agenda dele também e para encontrar a Tânia, uma das minhas melhores amigas que teve o mês cheio de trabalho, fui almoçar perto do trabalho dela que é no Centro do Rio. O Centro do Rio está muito diferente do que era antes, se antes era um lugar voltado apenas ao trabalho, com poucas opções de lazer, hoje tem diversos museus, praças e o meu querido Morro da Conceição. O local é um marco da chegada dos portugueses ao Brasil. Apesar das transformações urbanas ao seu redor o morro da Conceição se mantém com uma arquitetura que faz lembrar os tradicionais bairros portugueses desde sua fundação em 1565. Almoçamos uma tradicional comida brasileira no Imaculada e bebemos uma cerveja porque ninguém é de ferro e embora fosse inverno no Rio estava bem quente.

Morro da ConceiçãoImaculada Rio de Janeiro

Boa carioca que sou, adoro uma roda de samba e fui apresentada por uma amiga à roda de samba: Samba que elas querem. Uma roda de samba onde apenas mulheres tocam e cantam. Isso é muito raro, a grande maioria das rodas de samba são feitas apenas por homens e o resultado dessa roda é lindo demais. Se for ao Rio busque saber a programação da roda e participe desse programa genuinamente carioca. Se for assim em um boteco então… não tem nada que te faça sentir mais a essência da cidade.

E mesmo sendo inverno no Rio fui à praia quase todos os dias pela manhã para renovar minhas energias no mar. Sou daquelas que acredita que água salgada cura tudo! Mas chegando no Porto, logo no primeiro fim de semana, tive uma grata surpresa! Consegui entrar pela primeira vez no mar. A água continua extremamente gelada como sempre é aqui no Norte, mas o dia estava muito quente e tomei coragem. Foi um mergulho rápido mas não me arrependi, fiquei muito feliz de finalmente conhecer as águas do Porto. A praia que escolhi foi a praia dos Ingleses, uma das que entraram na nossa lista de praias do Porto. Me sinto duplamente energizada agora 🙂

5

À esquerda a praia de Copacabana no Rio e à direita a Praia do Ingleses na Foz do Porto.

assinatura_juliana


2 thoughts on “Cotidiano Outubro – Juliana

  1. Que legal! Maravilhoso!! Que alegria rever a família, os amigos e o Rio de Janeiro que continua lindo!!
    A roda de samba é show, principalmente quando se fala da minha querida Portela e depois voltar para o Porto! Imagino a emoção desses momentos , juntos com as pessoas que você ama🙌🙏.
    Parabéns por conquistar amizades, alegrias e respeito por onde passa👍🍺😄😄.
    É isso que nos dá força para seguir!👏👏👏

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s