Em busca do melhor pastel de nata do Porto

Aqui em Portugal é possível comer um bom pastel de nata em quase toda esquina. No entanto, comer uma nata (como chamam essa delícia por aqui) numa loja especializada no doce é uma experiência muito mais sincera do que um verdadeiro pastel de nata deve ser. Recentemente abriram novas lojas especializadas no doce aqui no Porto e com tantas novas marcas de pastéis de nata na cidade essa semana fizemos uma enquete no stories do Instagram do Conto do Porto perguntando: qual é o melhor pastel de Nata do Porto? As respostas se concentram em quatro opções. Alguns a gente já conhecia outros ainda não, e foi com grande sacrifício (só que não, rs) que visitamos  cada um destes 4 lugares para comer um pastel de nata com o intuito de escrever esta matéria e deixar vocês com vontade de experimentar todas essas deliciosas opções :).

1

1 – Fábrica da Nata

A Fábrica da Nata nasceu em Lisboa e em junho deste ano chegou ao Porto para a alegria dos moradores e turistas. A loja fica na badalada Rua de Santa Catarina, mesmo em frente ao Shopping Via Catarina e está sempre cheia de apreciadores de um bom pastel de nata. O ambiente da loja é incrível; com bandejas de pastéis de nata passeando pelo teto e uma trilha sonora deliciosa. A loja tem um ambiente lúdico e nos sentimos praticamente indo encontrar o Willie Wonka, rs. A experiência fica completa quando se prova um dos deliciosos pastéis de nata sempre tão frescos: crocantes por fora e muito cremosos por dentro.
Quem vai gostar? Na nossa opinião é o que tem o recheio mais docinho, portanto é o ideal para o formigueiros de plantão.

Melhor pastel de nata do Porto_ Fábrica da Nata 0Melhor pastel de nata do Porto_ Fábrica da Nata 2Melhor pastel de nata do Porto_ Fábrica da NataMelhor pastel de nata do Porto_ Fábrica da Nata 17.jpg

Fábrica da Nata
Preço do pastel de nata: 1 ‎€
Endereço: Rua de Santa Catarina, 331/335
Aberto todos os dias das 8h às 23h

2 – Nata Lisboa

Com duas lojas, uma na Rua das Flores e outra na Rua de Santa Catarina a Nata Lisboa já é um antigo queridinho na cidade, inclusive, apesar do nome, a primeira loja nasceu aqui no Porto em 2012. Lá experimentamos uma fornada recém saída do forno, tão quentinha que até saia fumaça. O resultado: maravilhoso. Segundo a Sandra, que nos atendeu na loja da rua das Flores, quando está assim tão quentinho há até quem coma de colher! Mas nós gostamos mesmo é da mistura do cremoso com a crocância da massa folhada fresquinha.
Quem vai gostar? Se você é daqueles que adora um bolo quentinho ou um doce recém saído do forno perguntem se há uma fornada prestes a sair e, mesmo que tenha que esperar um pouquinho como nós fizemos, vale a pena para experimentar um pastel que derrete na boca.

Melhor pastel de nata do Porto_ Nata Lisboa 0Melhor pastel de nata do Porto_ Nata Lisboa 1Melhor pastel de nata do Porto_ Nata 2Melhor pastel de nata do Porto_ Nata 3

Nata Lisboa
Preço do pastel de nata: 1,10
Endereço: Rua das Flores, 291
Aberto diariamente das 10h às 20h
Endereço 2: Rua de Santa Catarina, 499
Aberto diariamente das 9h às 19h30

3 – Manteigaria 

Em uma parceria entre duas grandes marcas portuguesas, a Manteigaria fica no Espaço Delta Q, uma excelente pedida para o tradicional ritual português de pedir uma café e uma nata! A famosa marca de pastéis de nata Lisboeta chegou ao Porto em julho deste ano com a loja localizada perto do Bolhão. O espaço é amplo e muito bonito com a cozinha de vidro para podermos observar o preparo dos pastéis de nata. A nata é deliciosa, com  um recheio leve e mais “molhadinho” e a massa folhada muito crocante.
Quem vai gostar? O pastel de nata da Manteigaria faz juz ao nome pois logo se nota que essa versão é realmente mais amanteigada, o que dá uma textura levemente diferente ao tradicional. 

Melhor pastel de nata do Porto_ Manteigaria 0Melhor pastel de nata do Porto_ Manteigaria 1Melhor pastel de nata do Porto_ Manteigaria 2Melhor pastel de nata do Porto_ Manteigaria 3

Manteigaria
Preço do pastel de nata: 1
Endereço: Rua de Sá da Bandeira, 115
Aberto de segunda a sábado das 8h às 22h
Domingo das 8h às 19h.

4 – Natas D’Ouro 

Além da tradicional receita de pastel de nata, o Natas D’Ouro inova com sabores como: pastel de nata de chocolate, de laranja, de limão e o famoso pastel de nata de vinho do Porto em formato de um barco Rabelo. Esse é mesmo natural do Porto!  Inaugurou sua primeira loja em março deste ano no Cais de Gaia, e pouco tempo depois a loja que visitamos na Rua de Sá da Bandeira. Experimentamos o sabor tradicional, que é uma delícia, e também a versão com vinho do Porto que tem mesmo o gosto do vinho e fica com um sabor super interessante. Ficamos curiosas para provar os outros sabores e por isso queremos voltar em breve!
Quem vai gostar? Esse pastel de nata é um pouco menos doce que os outros que provamos, então é uma boa opção para quem não é tão fã de doce, e aqueles que gostam de doces licorosos vão amar o do Vinho do Porto.

Melhor pastel de nata do Porto_ Natas D'OuroMelhor pastel de nata do Porto_ Natas D'Ouro 3Melhor pastel de nata do Porto_ Natas D'Ouro 1Melhor pastel de nata do Porto_ Natas D'Ouro 0

Natas D’Ouro
Preço: 1 a versão tradicional e 1,10 a versão que leva vinho do Porto
Endereço: Rua de Sá da Bandeira, 115
Aberto diariamente das 8h às 22h.
Endereço em Gaia: Avenida de Ramos Pinto, 610
Aberto diariamente das 8h às 20h.

E então, ficaram com vontade de experimentar todos esses e tirar suas conclusões? Contem para gente nos comentários o que acharam!

assinatura_as-duas


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s