Taberna Santo António: comida caseira e deliciosa!

Falamos muito aqui no blog sobre comida e recentemente uma leitora nos pediu dicas de lugares para experimentar o melhor da culinária portuguesa no Porto. Já falamos aqui sobre o restaurante Cozinha do Manel, um restaurante cheio de tradição e deliciosos pratos típicos e hoje vamos a mais uma dica.

Dessa vez a dica é de um local ainda mais descontraído e perfeito para uma comida simples, porém muito saborosa, acompanhada de cerveja ou uma taça de vinho. O próprio nome já diz, trata-se de uma taberna e o ambiente é mesmo assim, rústico, pequeno e cheio de charme.

taberna Santo António_ Porto (3)taberna Santo António_ Porto (17)taberna Santo António_ Porto (9)taberna Santo António_ Porto (10)

A localização da taberna também é maravilhosa, próximo ao delicioso Passeio das Virtudes e os preços são extremamente convidativos: é possível se fartar com muito pouco.

ppasseios das virtudes_ porto_portugal (2)

Fomos almoçar na Taberna Santo Antonio em uma tarde ensolarada e ficamos até tentadas a ficar do lado de fora, onde é super charmoso, mas por conta do frio achamos mais prudente entrar e nos acomodar para as degustações. Começamos com os famosos pastéis de bacalhau e ressóis de camarão. Estavam uma delícia, os rissóis com a massa super macia e o recheio bem generoso e os pastéis de bacalhau super crocantes por fora e macio por dentro! O legal da Taberna Santo António é que eles servem esses salgados durante todo dia e acaba sendo uma ótima programação sentar com uns amigos por lá em uma tarde e comer alguns salgados acompanhados de um cerveja gelada ;).

taberna Santo António_ Porto (4)taberna Santo António_ Porto (2)taberna Santo António_ Porto (15)

De prato principal a Juliana escolheu a tradicional sardinha acompanhada de arroz de tomate e Renata optou por um empadão de Alheira. Esses são dois pratos muito tradicionais e que nós adoramos na culinária portuguesa. A Juliana é fã de sardinha e também do arroz de tomate que descobriu morando aqui no Porto: é um arroz bem molhadinho, feito na água do tomate e que fica muito saboroso. Já a alheira, que recheava o empadão da Renata é um embutido/ enchido típico da culinária portuguesa e que mistura vários tipos de carne tanto de ave quanto de porco, pão, alho e azeite. É um sucesso!

taberna Santo António_ Porto (16)taberna Santo António_ Porto (12)taberna Santo António_ Porto (13)

Os dois pratos estavam muito saborosos e bem temperados. Gosto de tradição, sem invenções, são simplesmente clássicos muito bem executados. Outro prato muito tradicional que não pedimos mas não podemos deixar de fotografar dos vizinhos de mesa (risos) são as tripas à moda do Porto. Este é um prato tão clássico que remonta a época dos descobrimentos portugueses e leva vários tipos de carne, tripas e feijão branco. Confessamos que nutrimos um certo preconceito com o fato do prato levar tripas, mas quem prova diz que é delicioso e faz muito sucesso. Foi o prato que mais vimos nas mesas vizinhas nesse dia!

taberna Santo António_ Porto (14)

Por fim, não contentes com tanta comilança, ainda pedimos um bolo de chocolate divino! Mesmo que não fosse tudo maravilhoso na Taberna, voltaríamos lá só para comer esse bolo. Em um país onde a tradição são os doces com ovos, é difícil achar uma boa sobremesa feita com chocolate, esse bolo definitivamente entrou na lista dos nossos favoritos! 

melhor bolo de chocolate do porto_taberna sto antonio

Por fim, pedimos a conta (com seu preço muito amigável) e saímos para um passeio delicioso no Jardim das Virtudes. Estava uma tarde deliciosa e essa vista sobre do rio Douro é de tirar o fólego. Taí uma dica imperdível de passeio bom, bonito e barato no Porto 🙂

taberna Santo António_ Porto (8)passeios das virtudes_ porto_portugal (1)passeios das virtudes_ porto_portugal (4)

assinatura_as-duas


2 thoughts on “Taberna Santo António: comida caseira e deliciosa!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s