Artesão Bistrô: o tradicional modernizado

Voltando às origens do blog de compartilhar dicas legais daqui do Porto, hoje irei compartilhar um lugar que conheci recentemente, junto com a Claudia do instablog @descubraporto, o Artesão Bistrô. A proposta do mais novo restaurante da badalada rua Mouzinho da Silveira é juntar a cozinha com sabores tradicionais e cheia de memória com um toque moderno.

artesao_bistro_porto (2)artesao_bistro_porto (4)artesao_bistro_porto (1)

O Artesão Bistrô inaugurou em fevereiro deste ano, e a escolha do nome foi uma mistura entre uma homenagem a história da rua que antigamente era composta por diversos artesãos somada a proposta de cozinha artesanal feita pelo chef João Lima. João, de 29 anos, que já passou por diversos restaurantes renomados como o dos Hotéis Yeatman e Infante Sagres.

A homenagem aos antigos artesãos se estende para a decoração do espaço com diversos instrumentos de trabalho antigos expostos, principalmente no andar de baixo, criando uma ambientação super gostosa complementada por uma luz ambiente super agradável, muita madeira  e música ambiente de muito bom gosto. Sem dúvida um local muito aconchegante, principalmente nos dias de inverno.

artesao_bistro_porto (5)artesao_bistro_porto (3)

Nós fomos juntas provar o menu degustação da casa que é composto por: couvert + 1 entrada + 2 pratos principais. E o legal é justamente compartilhar esse momento da degustação, na mesa ao lado da nossa eram 4 amigas que pediram dois menus para a mesa toda, e assim todas podiam provar um pouco de cada coisa.

Começamos com o couvert composto por pães, azeitonas, queijos e compota de abóbora acompanhado por um delicioso vinho da casa escolhido da garrafeira estritamente nacional.

artesao_bistro_porto (11)

Em seguida provamos a entrada: ovo, cogumelos e ervilhas. O ovo, tipo benedict,  foi cozido a baixa temperatura e se desfez no restante, criando um super saboroso caldinho para molhar o pão.

artesao_bistro_porto (9)artesao_bistro_porto (10)

O primeiro prato principal foi o Polvo da Nossa Costa com pimento padrão, e estava deliciosamente macio, no ponto exato, se desmanchava na boca!

artesao_bistro_porto (8)

Em seguida veio o Porco Preto de Raça Alentejana com Espargos Brancos, Cebolinhas, Couve e alguns pedaços de morcela. Um prato muito saboroso, super bem confeccionado, a morcela deixei de lado porque não como, mas o restante estava uma delícia!

artesao_bistro_porto (7)

A decepção ficou na sobremesa… brigadeiro mas que na verdade era uma trufa, sem leite condensado!

artesao_bistro_porto (6)

Apresentar um brigadeiro desses a duas brasileiras é quase uma ofensa, rsrs, mas no quesito receitas portuguesas o Chef João Lima realmente sabe como fazer e comida estava deliciosa.

Artesão Bistrô
R. de Mouzinho da Silveira 218, 4050-417 Porto
Telefone: 913 753 002
Aberto de terça a domingo das 12h às 15h e das 19h às 23h

observação: se você gostava dos nosso posts de agenda e eventos aqui do Porto, e como não dou irei mais fazer esse tipo de conteúdo, segue o instablog da Claudia, o @descubraporto, que ela faz semanalmente a agenda de eventos da cidade nos stories dela 😉

ASSINATURA_RENATA


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s